top of page

COLPOSCOPIA


A colposcopia é um exame de diagnóstico onde, através de um aparelho chamado colposcópio (que possui lentes de aumento parecido com um binóculo), examinamos o Trato Genital Feminino. A Colposcopia e a citologia oncótica cérvico/vaginal (Papanicolau) são complementares.

PARA QUE SERVE? O exame serve para identificar tanto as lesões benignas (como inflamações), lesões pré-malignas (que antecedem o câncer), quanto lesões malignas (câncer).

QUANDO FAZER? A colposcopia é indicada quando temos uma citologia oncótica (Papanicolau) alterada, sangramento a esclarecer, parceiro ou parceira com câncer genital ou ISTs, mulheres com ISTs, lesões vulvares ou vaginais associada ao HPV.

COMO É FEITO? O exame é semelhante a uma consulta ginecológica convencional, onde a paciente se deita com as pernas afastadas e o médico responsável introduz um espéculo vaginal (aparelho utilizado para manter a vagina aberta durante o exame) e posiciona o colposcópio a cerca de 30cm de distância. Durante o exame é utilizado dois reagentes o ácido acético 3 ou 5%, e o iodo (Teste de Schiller) para visualizar as lesões que possa existir na região, sejam elas benignas ou malignas, principalmente as alterações decorrentes da infecção por HPV.

O QUE A COLPOSCOPIA DETECTA? Pela colposcopia é possível identificar lesões benignas, pré-malignas, que antecedem o câncer, e malignas. Dentre elas estão a inflamação do colo do útero, dor pélvica, pólipos benignos, sangramentos e verrugas genitais no colo do útero (geralmente causadas pelo vírus do HPV).

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page